Sabores da Minha Infância

Os segredos por trás da alimentação dos franceses

Deixe um comentário

Os franceses têm a reputação de pertencerem à nação menos amigável do mundo, mas uma coisa é fato: sua gastronomia é referência mundial e foi considerada patrimônio mundial pela UNESCO.

A boa fama, porém, vai muito além de receitas bem elaboradas. Os franceses são conhecidos por serem saudáveis e em forma também.

O segredo do sucesso deles? Revelamos agora. Confira:

dicas-frances-1

Opte por alimentos frescos e naturais sempre que possível

Não importa o quão ocupado estejam, os franceses evitam ao máximo recorrer aos alimentos processados e congelados e encontram um tempinho em meio à correria diária para dar uma passada na quitanda e nas lojas de comidinhas do bairro. Aliás, ali não são apenas os velhinhos que fazem feira, muito pelo contrário.

Há mais circulação em mercadinhos regionais do que em supermercado. Ao comprar alimentos frescos e orgânicos, tem-se a certeza do que está sendo ingerindo e, por consequência, diminuímos os riscos de doenças, alergias e infecções provocadas por aditivos encontrados em muitas comidas processadas.

Prefira alimentos locais e da estação

Por aqui, não damos tanta atenção a isso e consumimos frutas e vegetais que, muitas vezes não estão em bom estado ou são comercializados congelados. Enquanto isso, os franceses baseiam suas dietas nos alimentos de cada estação. Se a temporada é dos morangos, deixam o kiwi de lado, por exemplo.

Assim, economizam bastante, uma vez que os alimentos da estação tem preços mais em conta. Optando por comprar orgânicos e produtos locais eles também contribuem para a agricultura local, evitando desperdícios e movimentando, de maneira positiva, a economia.

dicas-frances-2

Deixe que os ingredientes sejam o tempero

A comida francesa não é muito condimentada, tem pouco sal e temperos. Ainda assim, os franceses tem o dom de fazer combinações incríveis – um talento quase que nato para combinar instintivamente os ingredientes e conseguir sabores complementares com essas misturas, como as ostras com limão, um filé de carne bovina com mostarda e batatas com queijos fortes.

Receitas simples, de poucos ingredientes que nos deixam com água na boca. Todos podem desfrutar de tal habilidade, mas para isso, é preciso conhecer muito bem os alimentos e se arriscar sem se prender em receitas. Use e abuse do ‘menos é mais’ neste caso. Outra sugestão? Evite as frituras e aposte nos grelhados, cozidos e assados, que são mais saudáveis e rendem pratos bem mais suculentos.

A gordura é sua amiga

Os franceses tem orgulho de sua manteiga e não abrem mão de usá-las no preparo das refeições. Assim como, eles também utilizam azeite de oliva e outros óleos, cremes e leite gordo mesmo! Isso sem contar que muitos vegetais são servidos com bacon. E ainda assim, eles são os que apresentam o menor índice de colesterol e doenças de coração em toda a Europa.

Como isso é possível? Simples, muito simples. Os franceses não passam vontade. Nada é banido em seus cardápios, mas eles usam de tudo com moderação e disciplina. Quer usar azeite? Use, porém não mais do que em três ou quatro refeições na semana.

dicas-frances-3

Não desperdice

Nada é desperdiçado no que diz respeito à comida na França. Uma cenoura, por exemplo, é aproveitada ao máximo – até mesmo suas folhas são usadas para fazer sopa ou caldos. Dependendo do alimento, eles usam as sobras para fazer temperos também. Desperdício de comida significa desperdício de dinheiro por lá.

Cada refeição é uma celebração

Almoçar em frente ao computador, jantar andando pela rua, pular refeições… Nada disso faz parte da rotina alimentar dos franceses. Na França, inclusive, todos os estabelecimentos comerciais fecham entre 12h30 e 14h30 por conta do horário de almoço.

Ali, cada refeição é uma celebração e, por isso, é importante desfrutar de uma refeição por completo – apreciando o prato, aproveitando a companhia dos amigos ou familiares, bebendo uma taça de vinho. Eles são educados desta maneira desde a infância e isso contribui para que desenvolvam hábitos alimentares saudáveis quando crescem.

dicas-frances-4

Tudo com moderação

Privação não está com nada para os franceses. Eles, inclusive, não acreditam em alergias à comida ou intolerâncias alimentares e não passam vontade. Como é que podem, então, serem considerados os mais magros de toda Europa? Simples, sabem usar da moderação. Uma mulher francesa, por exemplo, se permite provar um macaron, mas não dois. As crianças podem comer sobremesas, mas só depois de terem tido uma refeição saudável e balanceada.

Faz anos que a gastronomia francesa serve de exemplo e inspiração para o resto do mundo. Agora que você sabe alguns dos ‘segredinhos’ dessa cozinha tão particular, também pode desfrutar de refeições saudáveis e deliciosas com um toque à francesa sem nem sair de casa. Bon appétit!

*Ilustrando este post, a chef Rachel Khoo, uma britânica que ao se mudar para Paris, acabou se apaixonando de vez pela gastronomia francesa.

Fonte da Matéria http://comendocomosolhos.com/os-segredos-por-tras-da-alimentacao-dos-franceses/

Autor: Celia Rabello

Eu sou Célia Rabello, chef de cozinha tenho um buffet e uma fabrica de massas frescas da cozinha Italiana. Aninha e suas pedras Não te deixes destruir... Ajuntando novas pedras e construindo novos poemas. Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça. Faz de tua vida mesquinha um poema. E viverás no coração dos jovens e na memória das gerações que hão de vir. Esta fonte é para uso de todos os sedentos. Toma a tua parte. Vem a estas páginas e não entraves seu uso aos que têm sede. Cora Coralina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s