Sabores da Minha Infância

Pequi, o ouro do cerrado

Deixe um comentário

pequi-3

Tem pequi na sua fruteira? Aproveite para saborear essa iguaria que a nossa terra oferece a partir de outubro.
O pequi, Caryocar brasiliense, é um fruto nativo do cerrado brasileiro, mas é apenas em Goiás que existem todas as espécies. Sorte nossa, que podemos escolher entre os sabores fortes e perfumes penetrantes das variedades de pequi.

pequi-2

O ouro do cerrado tem cor verde ao amadurecer e reserva uma polpa macia e amarela deliciosa. Sem contar na sua castanha torrada, que está guardada dentro do caroço.

pequi

Os antigos recomendam o pequi para memória. Os nutricionistas para pacientes acima do peso. O pequi contém uma excelente quantidade de antioxidantes que combatem os radicais livres.
O fruto considerado exótico para o resto do país tem a personalidade tão forte quanto o seu sabor. Para degustá-lo, é preciso cautela para não se machucar com os pequenos espinhos. A melhor forma de sentir o sabor do pequi é roendo-o, com o auxílio das mãos, sem talheres.

pequi

Valorizado na cozinha brasileira, hoje, grandes chefs fazem uso do pequi em seu menu, um exemplo é o Lombinho de Pequi. Entretanto, o fruto cai bem com o tradicional frango com arroz, assim como para as carnes vermelhas, massas, ao leite e como o legítimo licor de Goiás.
Use a criatividade e monte o seu prato com pequi.

Fonte http://aldeiatem.com/

Autor: Celia Rabello

Eu sou Célia Rabello, chef de cozinha tenho um buffet e uma fabrica de massas frescas da cozinha Italiana. Aninha e suas pedras Não te deixes destruir... Ajuntando novas pedras e construindo novos poemas. Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça. Faz de tua vida mesquinha um poema. E viverás no coração dos jovens e na memória das gerações que hão de vir. Esta fonte é para uso de todos os sedentos. Toma a tua parte. Vem a estas páginas e não entraves seu uso aos que têm sede. Cora Coralina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s