Sabores da Minha Infância

FINGER FOODS: DELÍCIAS PARA COMER COM OS DEDOS

2 Comentários

Holiday vegetable appetizers with cucumbers, soft cheese and sun dried tomatoes

Depois do fast food, slow food, agora é a vez do finger food
Estava navegando pela Internet quando deparei com um termo desconhecido: finger food. Movida pela curiosidade e imaginando ser ligado ao setor da gastronomia, resolvi, como dizem alguns amigos, “googlar”. Nessa busca no Google encontrei a seguinte definição: alimentos que são comidos com os dedos mesmo.

Ao ler essa definição, lembrei da minha infância. Do tempo em que comia com as mãos sem preconceito e sem medo de ser feliz! Jogue a primeira pedra quem nunca comeu com as mãos no lugar de talheres? E como lindo ver uma criança comer utilizando os dedos para levar o alimento à boca, bem como é gostoso se lambuzar ao comer.

Resolvi ler mais a respeito e descobri que a moda do finger food está presente nos mais diversos eventos: casamentos, aniversário e demais comemorações que requerem requinte ou, simplesmente, reunir os amigos.

Fazer uma festa e optar pelo finger food terá como auxiliares na hora de comer copinhos, cumbuquinhas, guardanapos, tacinhas ou os próprios alimentos com a função de base; além de poder ter vários sabores com uma única base, como por exemplo diversos molhos e tortilhas para mergulhar ou outra opção de livre escolha.

Isso me remeteu às nossas festas, nas quais são servidos coxinhas, croquetes, canapés, torradinhas com patê, barquinhas, entre outros, e não utilizamos qualquer talher para levá-los à boca, mas sim, usamos as mãos. Ou seja, fazemos uso do finger food há tempos. Agora, podemos dizer que a festa será finger food! Chiquérrimo! Resultado: menos louça esperando para ser lavada no final de festa! Tudo de bom.

Uma curiosidade dos finger foods, é como foram criados. A atriz Joan Collins, conhecida pelo seriado Dinastia, foi quem inspirou tais pratos. Sua tamanha vaidade a fazia pedir pequenos aperitivos, ao invés de grandes refeições, para conseguir comer com os dedos e assim não borrar o batom.

Quem diria que tal frescura poderia dar origem a um hábito tão prático e elegante?

A principal vantagem deste estilo é que podemos degustar vários pratos e sabores em pequenas porções.

Convide um petit comite e arrisque fazer uma recepção com finger foods. Eles vão adorar!

542001759_f2e7ed01e0

6a00d8341c02f753ef0115708a6107970b-400wi1

201204-orig-appetizers-pickled-shrimp-600x411

Mine cuscuz, mine sanduiches e muitos outros.

Autor: Celia Rabello

Eu sou Célia Rabello, chef de cozinha tenho um buffet e uma fabrica de massas frescas da cozinha Italiana. Aninha e suas pedras Não te deixes destruir... Ajuntando novas pedras e construindo novos poemas. Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça. Faz de tua vida mesquinha um poema. E viverás no coração dos jovens e na memória das gerações que hão de vir. Esta fonte é para uso de todos os sedentos. Toma a tua parte. Vem a estas páginas e não entraves seu uso aos que têm sede. Cora Coralina

2 pensamentos sobre “FINGER FOODS: DELÍCIAS PARA COMER COM OS DEDOS

  1. fingir food é bem bacana mesmo! Eu servi no meu casamento ano passado e fez o maior sucesso!

  2. Amei!!!! são realmente ma-ra-vi-lho-sas delíciassssss

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s