Sabores da Minha Infância

Visita ao Mercado do Porto Cuiabá – MT

Deixe um comentário

Mercado do Porto Cuiabá -MT

Hoje fiz uma visita ao mercado do Porto em Cuiabá. Fui buscar sabores, cores, idéias, texturas e o principal alimentos de boa qualidade regionais.

É um espaço democrático, o Mercado do Porto reuni mais de 300 lojas onde se encontra quase de tudo – Uma enorme variedade de peixes, pacu seco, pequi, buriti, cachaça, licores, polvilho, farinha indígena, azeite de dendê e muito mais.

O mercado do porto é algo inesquecível pelas cores e pessoas que circulam por aqui.

Simpático e hospedeiro o povo Cuiabano recebe os clientes e vistantes com muita alegria.

É bom começar bem cedo a sua visita, as peixarias tem uma variedade de peixes capturados no Rio Manso, Cuiabá, Paraguai e outros, todos bem fresquinhos.

Dourado

Peraputanga

Pacu seco

Mais peixes, ainda temos o piau, piauçu, pintado, cachara e o melhor de todos para o meu gosto pacu fresquinho sem espinhos.

Está ai o Seu João Silvestre tirando o espinho do pacu

Agora vamos para o outro lado que eu amo no mercado.
Temperos, ervas, guaraná e muito mais.

Eu nem sei o nome dele, mas é sempre que esse sorriso e alegria que ele me atende. Nessa banca tem tudo de ervas.

Eu me encanto com essa canela, nada de saquinhos, é bem grande e quando chego em casa coloco em potes que enfeitam minha cozinha. Com pau de canela faço chá para molhar, bolos e muito mais.

Pequi, para fazer a pasta e com ela faço brigadeiros, frango com pequi e até chiffon de pequi.

Tem chimichuri que eu preparo com ele um filé o molho de vinho e chimichuri, calabresa para Udon e muitos outros pratos.
Tempero Baiano, tempero indiano, coentro em grãos para o ceviche e outros pratos.
Ainda continuando as ervas, anis estrelado, mostrada em grãos, pimenta rosa, cominho, louro, finas ervas, tempero do amazonas e por ai vai.
Amo esse cantinho.

Não pode faltar o guaraná ralado, guaraná me grãos e ainda o xarope de guaraná.

Não pode faltar o guaraná ralado, guaraná me grãos e ainda o xarope de guaraná.

Passei pelo cantinho das bananas, claro que elas não podem faltar na mesa do Cuiabano. Com ela eu preparo cozido com bananão verde, cuca de banana, a tão famosa farofa de bananão típica do Pantanal – MT.


E muito mais bananas

Polpa de Buriti, com ela faço suco, sorvete, brigadeiro, mousses, bolos e até molho para carnes.

E o piqui é meu fruto preferido, sabor e aroma fantástico, ainda é muito saudável.
Com ele faço brigadeiros, caldos, arroz com galinha e piqui, piqui com frango e palmito, sorvete de piqui, schiffon de piqui e por ai vai.

Fui na banca do feijão de corda, ou feijão catadô que tanto falam.
Ele não falta na minha cozinha.

Logo depois parei na banca de queijos e manteiga de garrafa.

Queijo tipo Suíço feito aqui mesmo em Cuiabá

Com os ingredientes da minha terra eu preparo um belíssimo Baião de dois ao meu modo.

Use o que tem de melhor na sua região, faça visitas aos mercados e feiras livres e vai encantar seus amigos com os sabores e as cores da sua região.

Logo depois passei na banca da mandioca amarela

Eu já tinha comprado um pintado que vai virar Mujica de Pintado a Moda Pantaneira. Claro que vou precisar de coentro e mais algumas ervas e pimenta.

Ainda na banca de queijos eu comprei licores de piqui e o licor de leite típico do Mato Grosso.
Aqui você encontra licores, cada um melhor que o outro

E uma variedade de doces, pimentas, conservas de pequi e jurubeba.

O mercado do porto é onde você encontra todo tipo de feijão, feijão azuqui, fradinho, soja, jalo, lentilha, carioquinha e muito mais. É feijão para todos os pratos.

href=”http://salgadinhosmaissabor.files.wordpress.com/2012/02/graos.jpg”>

Na mesma banca tem farinha, polvilho, amendoim e por ai vai.
Imagina agora a variedade de pratos que da pra fazer com os ingredientes do Mercado.

E na banca das pimentas eu encontrei o Azeite de Dendê que eu amo e frito meus salgadinhos nele. Ficam perfeitos e não fazem mal a saude pela fritura.

Faço uma visita e encante seus amigos e sua família com os sabores de cores do Mercado do Porto em Cuiabá – Mato Grosso.

E ai está o site do mercado.
http://www.mercadodoportocuiaba.com.br/inicio

Em breve receitas minhas com os ingredientes do Mercado do porto.

Autor: Celia Rabello

Eu sou Célia Rabello, chef de cozinha tenho um buffet e uma fabrica de massas frescas da cozinha Italiana. Aninha e suas pedras Não te deixes destruir... Ajuntando novas pedras e construindo novos poemas. Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça. Faz de tua vida mesquinha um poema. E viverás no coração dos jovens e na memória das gerações que hão de vir. Esta fonte é para uso de todos os sedentos. Toma a tua parte. Vem a estas páginas e não entraves seu uso aos que têm sede. Cora Coralina

Deixe uma resposta

