Sabores da Minha Infância

GELATINA MOSAICO – CONFORT FOOD

Deixe um comentário

Quando eu era criança, comprávamos pouca coisa, então fazíamos
a maioria em casa.

Suspiro, maria-mole, pé-de-moleque, paçoca, balas de caramelo, tudo isso era mais barato fazer em casa.
Era sempre uma festa fazer o mosaico de gelatina, a espera me deixava inquieta, quando ficava pronto ai começava a festa.

(naquela época era mais gostoso).

Realmente mosaico tem sabor de infância.

gelatina mosaico

Gelatina mosaico, mosaico de gelatina, gelatina colorida, tem tantos nomes essa sobremesa e ela é tão comum em tantas casas brasileiras que eu quase nem a coloco aqui. Mas esse doce fresquinho e colorido faz parte da minha lista de confort food. Minha memória está repleta de bons momentos associados a ele.

Eu como deste doce desde pequena, ainda morávamos em Campinas quando minha mãe aprendeu a fazê-lo com uma tia e desde então passou a ser uma das poucas sobremesas que ela costuma fazer. Ela gosta tanto que o chama de “mosaico do céu”.

A primeira versão que entrou em casa não levava leite condensado, apenas creme de leite, a mesma quantidade de leite e a gelatina incolor. Também é possível trocar a gelatina incolor por uma caixinha de gelatina com sabor, dá certa da mesma maneira, basta observar as devidas quantidades de líquido e fazer substituições desejadas.

Quando o tempo e a inspiração faltam e ao abrir o armário vejo algumas caixinhas de gelatina acenando pra mim não penso duas vezes – Hoje vai ter mosaico de gelatina!

Ingredientes

4 caixas de gelatina de sabores e cores diferentes
1 sache de gelatina incolor e sem sabor (12g)
1/4 xícara (chá) de água fria
1 lata de leite condensado (395g)
1 lata de creme de leite (300g)

Modo de fazer

Prepare separadamente cada um dos sabores de gelatina conforme as instruções da embalagem, usando 500 ml de água para cada sabor. E leve-os para gelar em recipientes também separados até que fiquem bem firmes.
Hidrate e dissolva a gelatina incolor na água fria (1/4 de xícara) depois leve ao banho-maria ou ao micro ondas (20 a 30 seg.) para que fique bem dissolvida. Reserve.
Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e a gelatina incolor que foi dissolvida.
Retire as gelatinas da geladeira e com o auxílio de uma faca corte cada uma delas em cubos.
Escolha um recipiente grande ou taças individuais para montar o doce.
Coloque um pouco de cada cor de gelatina no fundo do recipiente e por cima despeje um pouco do creme do liquidificador. Sacuda o recipiente levemente com as mãos para que tudo fique misturado, não use colher para fazer isso para que os cubos não se quebrem. Repita a operação, mais cubos de gelatina, mais creme, sempre sacudindo o recipiente a cada adição até que todos terminem.
Cubra com filme plástico e leve novamente para a geladeira até que fique bem firme.

Receita e foto do Blog: http://cozinhaepoesia.blogspot.com/2009_09_01_archive.html

Autor: Celia Rabello

Eu sou Célia Rabello, chef de cozinha tenho um buffet e uma fabrica de massas frescas da cozinha Italiana. Aninha e suas pedras Não te deixes destruir... Ajuntando novas pedras e construindo novos poemas. Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça. Faz de tua vida mesquinha um poema. E viverás no coração dos jovens e na memória das gerações que hão de vir. Esta fonte é para uso de todos os sedentos. Toma a tua parte. Vem a estas páginas e não entraves seu uso aos que têm sede. Cora Coralina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s