Sabores da Minha Infância

Bife de Soja Acebolado

Deixe um comentário

Esta receita eu chamo de carne vegetal, ela é preparada do glutem do trigo.
Vai para as minhas amigas vegetarina.

Eu tive que ligar pra minha mãe em Goiânia muitas vezes pra entender esta receita, ela tem sabor de infância. Minha mãe preparava ela sempre. E não podia faltar na mesa o pão integral e o bife vegetal.

Eu preparei esta receita umas 3 vezes para acertar ela como deve ser.

Ingredientes para o Glutem:

Um kilo de farinha de trigo da melhor qualidade.
agua Q.B.

Preparo:

Peneirar a farinha em uma bancada e abrir um buraco na massa, e vai adicionando agua
como se fosse preparar um pão uma massa começando a pregar nas mãos mas que não grude muito. Faça uma bola dessa massa, em uma bacia cubra a massa com agua.
Deixe por uma noite.

No dia seguinte começar a lavar a massa, apertando mesma com as duas mãos sem por os dedos para não estragar a massa.
Vai lavando ela com a bacia sempre cheia de agua e trocando a água até sair todo o branco da massa.
Vai sobrar pouco uma pequena bola.

Molho para cozinhar o glutem:

Uma xícara de shoyo
um bouquet garni
uma folha de louro
dois dentes de alho
dois copos de água
um fio de azeite

Por o glutem cozinhar nessa agua em fogo baixo por 30 minutos.

Este é a carne vegetal pronta.

Agora eu fiz os bifes, cortei ela e fritei no fio de azeite depois juntei e cebola e nada de sal porque o shoyo já tem sal suficiente.

Agora o bife de carne vegetal acebolado. Prontinho pra ser saboreado com arroz, feijão e uma boa salada. Era assim que minha mãe o servia.

Eu fiz uma versão dele pra festas estilo finger food.

Brusqueta vegetariana.

Pão integral salteado na frigideira com azeite, alho e orégano. Cortei eles redondinhos.

Vinagrete ingredientes:

2 Tomates italianinho sem pele e sem sementes cortados em cubos bem pequenos
Um dente de alho bem picadinho
uma colher de vinagre
4 colheres de azeite
cheiro verde a gosto, eu fui de orégano fresco.

juntar tudo em bowl misturar bem e reservar por 20 minutos.

Montagem:

O pão integral previamente torrado
pedaço do bife vegetal acebolado
vinagrete e uma folha de orégano fresco.

Esta receita é uma homenagem a minha mãe que tão bem preparava essas delícias.
Eu terminei de preparar esta receita ainda eram 9:00 da manhã, e não resisti comi
tudo na hora. Mas pensa em uma brusqueta muito saborosa.

Autor: Celia Rabello

Eu sou Célia Rabello, chef de cozinha tenho um buffet e uma fabrica de massas frescas da cozinha Italiana. Aninha e suas pedras Não te deixes destruir... Ajuntando novas pedras e construindo novos poemas. Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça. Faz de tua vida mesquinha um poema. E viverás no coração dos jovens e na memória das gerações que hão de vir. Esta fonte é para uso de todos os sedentos. Toma a tua parte. Vem a estas páginas e não entraves seu uso aos que têm sede. Cora Coralina

Deixe uma resposta

